Diversifique seus modelos de câmeras de segurança e dê maior cobertura e visibilidade para diferentes áreas! Você pode começar investir em diferentes tipos de câmeras térmicas!

Você sabe para que servem e como utilizá-las? Neste artigo, te contaremos suas principais aplicações e vantagens, dando exemplos de diferentes modelos presentes no mercado.

Portanto, continue acompanhando o artigo!

O que é uma câmera térmica?

Uma câmera térmica é um dispositivo capaz de medir a temperatura com a captura da luz infravermelha e a transforma em imagens visíveis ao olho humano.

O sistema simples, qualquer objeto ou corpo aquecido à uma temperatura maior que zero absoluto (-273 °) emite ondas eletromagnéticas, cuja energia infravermelha é captada por estas câmeras térmicas.

Altamente eficaz e autônoma gerando alertas inteligentes da temperatura ou incêndio.

Quanto maior a radiação emitida, maior será a temperatura do objeto em questão.

Estrutura da Câmera Térmica e suas lentes

A câmera térmica possui duas lentes, por isso é chamada de lente híbrida:

  • 1 Lente Térmica
  • 1 Lente Comum

Estas realizam a leitura dos raios infravermelhos e produzem imagens que podem ser vistas a olho nu. Dessa maneira, fornecem imagens térmicas, imagens comuns ou uma junção das duas.

Uma câmera térmica também possui um sensor térmico chamado microbolômetro que é responsável por mudar sua resistência elétrica ao receber a radiação, igualando e medindo uma temperatura a uma cor concreta para representá-la.

Dessa forma, as imagens ficam sobrepostas gerando a imagem visível, criando formas e volumes a partir das diferentes temperaturas observadas.

Câmeras Térmicas

Captação – Longitudes de onda captadas pela Câmera Térmica

No mercado existem câmeras térmicas capazes de capturar temperaturas de um objeto a partir de três longitudes de onda: de 0,9 a 2,5 μm; de 3 a 5 μm; e de 7 a 14 μm.

  • De 0,9 a 2,5 μm: são câmeras com detectores InGaAs refrigerados extremamente sensíveis que possuem uma resolução super alta, permitindo sua utilização em ambientes muito escuros.
  • De 3 a 5 μm: como exemplo temos os detectores refrigerados de Antimônio de Índio (INSB) ou MCT. Que podem ser aplicados nas área industrial para controle e monitoramento de elementos químicos ou também para controle de espécies na área de Biologia e Agronomia.
  • De 7 a 14 μm: câmeras que captam esse tipo de onda possuem sensores de tipo microbolômetro refrigerado, não refrigerado e sensores MCT, são mais baratas, indicadas para serem utilizadas na área de segurança do patrimônio ou para inspeções e manutenção preventiva.

Assim, câmeras térmicas são muito usadas para enxergar a radiação emitida em movimentações e incidentes, envolvendo pessoas, animais e objetos. Como especificaremos no item abaixo:

Aplicação das câmeras térmicas

Muitas pessoas se enganam, achando que as câmeras térmicas são apenas utilizadas para garantir a segurança de condomínios e empresas sob a invasão de ladrões e furtos.

Contudo, estas câmeras também podem ser aplicadas em outros diferentes segmentos, como na medicina, construções, indústrias, entre outros, para controlar a temperatura de produtos perecíveis, prevenção de incêndios, detectar equipamentos elétricos com problemas, vazamentos etc.

Atualmente, estas câmeras também estão sendo muito utilizadas para detectar a temperatura corporal das pessoas nesta pandemia, ajudando no controle de contágio da Covid-19.

Tipos de Câmeras Térmicas presentes no mercado

As câmeras térmicas normalmente são utilizadas em ambientes escuros, pois facilitam na hora de detectar e visualizar qualquer tipo de objeto.

Assim, é essencial escolher equipamentos confiáveis que te darão garantia de uma captura e projeção de imagens eficiente de diferentes frequências de calor.

Abaixo, citamos alguns exemplos de marcas de diferentes câmeras térmicas presentes no mercado que são muito recomendadas:

Câmeras Térmicas Hikvision

As câmeras térmicas da Hikvision são uma das melhores do mercado. Em 2018 a marca foi premiada pela ESX Innovation por lançar a câmera térmica IP Thermal Bi-Spectrum.

Câmeras Térmicas
Hikvision

Com sua tecnologia inovadora na segurança eletrônica a câmera IP Thermal Bi-Spectrum DS-2TD2615-7/10 capta imagens com baixa luminosidade trazendo um sistema perimetral de bi-espectro acessível, vem com VCA integrado e possui um termovisor 160×120, lente de 7 ou 10 mm e câmera CMOS DarkFighter de 2MP capaz de fazer imagens em cores mesmo com baixíssima luminosidade (0,002 lux).

Você pode encontrar diversos modelos de câmera térmica no próprio site da Hikvision.

Câmeras Térmicas Intelbras

Outra marca de qualidade é a Intelbras que possui diversos modelos de câmeras térmicas sincronizados com um sistema de inteligência de alarmes:

Câmera Térmica Intelbras VIP 7301 TH MT

Com resolução Full HD (2 megapixels), possui entrada e saída de áudio com alarmes de indicação de pontos mais quentes e frios que além de permitir o monitoramento da temperatura de objetos, possibilita a medição corporal de várias pessoas ao mesmo tempo.

Sua distância máxima do infravermelho é de 35 metros, captando ondas eletromagnéticas de faixa do espectro 8-14 µm.

VIP 7301 TH M
Intelbras

Câmera Térmica Intelbras VIP 7200 TH MT

Está é outra opção de câmera térmica muito vantajosa. A Vip 7200 TH MT também pode detectar a presença de fogo e monitoramento de temperatura de objetos.

Intelbras

Contudo, seu diferencial é seu monitoramento por inteligência de vídeo que identifica qualquer tipo de cruzamento irregular sobre uma linha ou cerca virtual.

Esta câmera também possui resolução Full HD (2 megapixels), contudo sua distância máxima do infravermelho é um pouco maior que a anterior, chegando a 50 metros.

Agora você já sabe tudo sobre os Tipos de Câmeras Térmicas e suas aplicações na área de segurança!

Por fim, se aprofunde no assunto e invista em câmeras térmicas que melhor atendam seus clientes!

Quer saber mais sobre as novidades e notícias da área de segurança? Então continue lendo os artigos do nosso blog.

Seja um expert em câmeras térmicas!

Égide Service
Rua Charles Hoyt, 90 – Vila Fachini – São Paulo
Telefone de contato: 11 2199-4490
Email: contato@egideservice.com.br
Instagram: @egideservice
Facebook: Égide Service