Garanta a segurança do seu condomínio com a fechadura digital!

A fechadura digital é um grande exemplo de como a tecnologia pode evoluir simples objetos do nosso cotidiano e torná-los ainda mais práticos e modernos.

Dessa forma, facilitando no dia a dia de muitas residências e condomínios, e garantindo a segurança de todos.

Continue lendo este artigo para saber como funciona esta tecnologia e como implementá-la.

Boa leitura!

Fechadura digital – Sistema inteligente

A fechadura digital surgiu como mais uma alternativa para garantir a segurança e para facilitar o dia a dia dos moradores já que com a tecnologia não é necessário utilizar chaves, pois o acesso é liberado através de dispositivos eletrônicos, utilizando senhas, biometria, cartão de aproximação, entre outros.

Assim, inviabilizando as chances do morador não conseguir adentrar em sua residência por conta da perda ou esquecimento destas.

Benefícios da Fechadura Digital

Utilizar a fechadura digital pode garantir dezenas de benefícios para o proprietário, como indicamos abaixo:

  • Instalação com praticidade: muitas pessoas pensam que por ser uma tecnologia moderna sua instalação se torna ainda mais complicada, contudo é exatamente ao contrário. Para realizar sua instalação é muito simples e rápido já que além de não ser necessário retirar a maçaneta antiga, também possibilita que a fechadura seja instalada em portas que abrem tanto para dentro como para fora, e independente de qual lado a maçaneta estiver localizada.
  • Emite alarmes: existem fechaduras digitais no mercado que alertam diversos tipos de problemas de segurança, como alarmes de incêndio e de arrombamento das portas.
  • Acabou a luz? A fechadura digital continua funcionando: a fechadura digital funciona a base de pilhas, então mesmo que a eletricidade acabe esta continua funcionando. Contudo, é necessário ficar atento ao nível de energia destas, pois se acabarem todos ficarão para o lado de fora.
  • Travas automáticas: o travamento das portas é realizado de maneira automática em poucos segundos.
  • “Copias da chave”: a tecnologia possibilita que o morador gere senhas provisórias para visitantes no sistema, assim não é necessário emprestar chaves para ninguém e nem fazer cópias destas.

Saiba mais sobre as vantagens da fechadura digital, clicando no vídeo abaixo do canal TecMundo:

Fonte: canal TecMundo

Formas de acesso com a fechadura digital

O uso da fechadura digital possibilita diferentes formas de acesso como:

  • Uso de aplicativos: é possível utilizar aplicativos de celular para liberar a fechadura digital via conexão bluetooth.
  • Leitura biométrica: realizada pela digital do morador cadastrado, sendo possível cadastrar até 100 digitais no sistema.
  • Senha numérica: que possibilita a criação de senhas provisórias para visitantes, como já havíamos citado.
  • Por proximidade: a fechadura “lê” cartão cadastrado.

Onde a fechadura digital pode ser aplicada?

A fechadura digital pode ser aplicada em diversos ambientes, tanto para garantir a segurança de moradores e frequentadores do ambiente, quanto para proteger objetos de alto valor.

Em condomínios comerciais estas podem ser utilizadas para limitar o acesso a escritórios e áreas restritas por funcionários autorizados. Em lojas, por exemplo, podem ser utilizadas para garantir a segurança do estoque.

Contudo, é mais comum esta tecnologia ser utilizada em condomínios residenciais. Assim, é uma ótima oportunidade oferecê-la para condomínios que já utilizam o videomonitoramento e já possuem um cadastro dos moradores, facilitando todo o processo de cadastro de biometria em conjunto com a instalação das fechaduras digitais.

Oferecer esta tecnologia durante as suas instalações pode ser um grande diferencial!

Como escolher uma fechadura digital com assertividade?

Escolher uma fechadura digital não é uma tarefa tão simples, pois devem ser avaliados alguns pontos. E o seu cliente pode exigir algumas informações de você, pedindo recomendações e mais informações de como realizar a melhor compra.

Por isso, primeiramente é necessário avaliar o ambiente que será instalado as fechaduras digitais. Possuem alto fluxo de pessoas que circulam no local? Quantas pessoas serão autorizadas no ambiente?

Qual é o material da porta e sua espessura onde será instalado a fechadura digital? Porque, dependendo do material sua instalação e tipo de fechadura podem variar. Qual é o tipo de abertura da porta de correr ou pivotante?

Que tipo de design o cliente gostaria de adquirir? É necessário levar em consideração que designs mais modernos podem possuir diversas funcionalidades, assim são oferecidos por um custo mais elevado.

Deixe claro e transparente para o seu cliente estes pontos, oferecendo a melhor solução.

Como instalar uma fechadura digital?

Realizar a instalação de fechaduras digitais é um procedimento muito simples. Porém, é importante destacar que a instalação varia de acordo com o tipo de material da porta e da fechadura, e sua espessura.

Assim, é muito comum a realização de 3 tipos de instalação:

  1. Instalação com Sobreposição: para realizar esta instalação é necessário que as portas tenham 25 a 55 mm de espessura já que a fechadura digital é instalada sobre a maçaneta sem que precise ser realizado sua retirada.
  2. Instalação sob Pressão: neste tipo de instalação é realizado em portas de vidro, unicamente. E estas devem possuir 10 mm de espessura no mínimo para que seja viável sua instalação. Dessa maneira, não é necessário realizar nenhum tipo de furo no local.
  3. Instalação de fechaduras Embutidas: por fim, neste tipo de instalação a porta deve possuir entre 35mm e 64 mm de espessura para que seja viável cavar a porta para realizar sua instalação e, além disso, diferente das outras neste tipo de instalação é dispensável a maçaneta para sua utilização.

Acompanhe a instalação de uma fechadura biométrica digital no vídeo abaixo do canal Papo de Segurança:

Fonte: canal Papo de Segurança

Como realizar a limpeza das fechaduras digitais?

Muitas pessoas tem muitas dúvidas na hora de realizar a limpeza deste equipamento. E acabam não realizando de maneira correta, por medo de prejudicar e até queimar o equipamento.

Contudo, sua limpeza deve ser realizada da maneira mais simples possível, utilizando apenas um pano de microfibra ou flanela secos sem nenhum tipo de produto químico ou álcool nestes, já que estes produtos podem danificar o material da fechadura.

Fechadura eletrônica X Fechadura digital

Você pode ter chegado ao fim desse artigo com uma “pulga atrás da orelha”…Afinal, existe diferença entre fechadura eletrônica e fechadura digital?

Sim, existe! Contudo, a única diferença visível é o visor e uma tecnologia mais moderna, pois fechaduras digitais possuem visores mais modernos de LED ou de outros materiais, enquanto fechaduras eletrônicas não necessariamente possuem estes visores.

Então podemos considerar que o raciocínio é simples: toda fechadura digital é uma fechadura eletrônica, contudo nem toda fechadura eletrônica pode ser considerara uma fechadura digital, pois nem todas possuem o visor.

Além disso, fechaduras eletrônicas podem ser mais acessíveis no mercado já que não contam com uma tecnologia tão avançada se comparamos as fechaduras digitais, mas da mesma forma, ambas desempenham o mesmo papel.

Gostou das dicas? Aplique-as e ofereça esta tecnologia em suas instalações em condomínios.

Por fim, se você quer saber mais dicas, novidades e notícias do universo de central de monitoramento continue acessando o nosso blog.

Assim, estes artigos podem te interessar:

Entre em contato e terceirize sua central de monitoramento com a gente !

– Égide Service –
Rua Charles Hoyt, 90
Vila Fachini – São Paulo/SP
Telefone: 11 2199-4490
E-mail: contato@egideservice.com.br