Está pensando em Como Iniciar uma Central de Monitoramento? Neste artigo, esclareceremos suas dúvidas para que você se sinta mais seguro em começar o seu negócio.

Se você ainda não sabe as vantagens da Terceirização da Central de Monitoramento para sua empresa, leia nosso artigo anterior.

Pilares para Começar

Existem alguns pilares que você deve focar antes de abrir sua empresa de Monitoramento. São estes: Análise de Mercado, Estrutura, Funcionários, Escala, Valores e Localização.

Análise de Mercado

Pesquise a concorrência, analise como as empresas concorrentes operam no mercado, quais são os seus diferencias e o que a sua empresa de Monitoramento pode oferecer para se destacar das demais.

Neste momento, é muito importante você realizar uma análise do macro e micro ambiente, faça uma análise SWOT para que você consiga saber onde você está e para onde você quer ir.

Segundo uma pesquisa realizada pela ABESE ( Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança), cerca de 815 mil imóveis contam com sistemas eletrônicos de segurança no país, e 69% dos prestadores de serviço atenderam projetos para residências, devido ao aumento da criminalidade, no último ano.

Assim, este mercado está cada dia mais em ascensão. Porém, existem poucas empresas de monitoramento no mercado devido ao alto custo para manter sua estrutura e funcionários.

Estrutura de uma Central de Monitoramento

Sua estrutura, consiste em toda área de trabalho que abrange os escritórios, armários, mesas, banheiros, servidores e até os equipamentos de monitoramento.

É aconselhável que a empresa possua, além da sala de monitoramento principal, outras para o recebimento de equipamentos e manutenção.

Invista em um bom gerador e no acesso a Internet, pois diminui os riscos e imprevistos caso caia a energia e adquira cadeiras confortáveis para os seus funcionários. Assim você aumenta a produtividade destes e não corre risco de perder um colaborador por problemas de saúde.

Funcionários

É muito importante contratar profissionais que possuam as seguintes qualificações: analítico, atento, organizado, ético, e com uma grande capacidade de resolver problemas em curto prazo.

Imagine que eles ficarão o dia inteiro diante de uma tela de monitoramento. Não adianta você querer contratar uma pessoa que fale bem e que se dê bem com os colegas se ela não fica parada um minuto na cadeira ou chega atrasada nas escalas de turno. Uma ocorrência pode acontecer e esta pessoa não estar atenta, gerando prejuízos para a sua empresa.

Escala de Funcionários

Quando falamos em escala é muito importante ter a quantidade certa de funcionários que cobrirá o outro, recomendamos que sua Central tenha, pelo menos, 8 pessoas em cada plantão.

Assim, quanto mais escalas melhor, pois evita que os funcionários fiquem sobrecarregados e acabem dormindo em serviço ou gerando problemas de saúde devido a falta de descanso.

Na Égide contamos com a escala de 12 por 36 horas, cada turno com um líder e sua equipe de monitoramento.

Custos por funcionário

Os salários de cada funcionário dependem dos sindicatos e do Estado que você reside. É de extrema importância você seguir a legislação vigente para que não hajam processos trabalhistas que onerem ainda mais sua operação.

Se você quer Iniciar uma Central de Monitoramento e não tem uma cartela de clientes e quer trabalhar com apenas 4 operadores, nós da Égide fizemos as contas para te dar um parâmetro para você conseguir chegar no custo mensal.

Fazendo os cálculos, só a parte de colaboradores, chegamos ao custo de R$ 10.218 reais mensais para ter 4 pessoas no monitoramento. Tirando uma média de R$ 1.400 para cada operador, chegamos ao custo mensal de R$ 5.600.

Só que você tem que fazer a conta incluindo todos os encargos: fundo de garantia, vale alimentação, vale transporte, 1/12 de férias, 1/12 de décimo terceiro, somando R$ 10.218 reais, mas ainda temos toda a parte de infraestrutura.

Pra você que quer gerar valor do seu trabalho tem que mostrar responsabilidade, tem que ter um Link dedicado que custa em torno de 1.600 até 1.700 reais, dependendo da velocidade, tem que ter Nobreak, Gerador de Energia, rede estabilizada e até trocar os computadores a cada 3 anos, porque a máquina fica ligada 24h por dia.

Égide Central de Atendimento

Tenha em mente que, com um custo médio mensal de R$ 15.000 mensais, você ainda não estará tranquilo, pois você estará operando com uma central de 4 operadores apenas, caso uma pessoa falte, isso atrapalhará todo o seu processo. Como dissemos anteriormente, recomendamos uma central com no mínimo 8 operadores em cada plantão para o pleno funcionamento e atendimento dos seus clientes.

Localização

Por fim, você deve pensar na localização, pense nas seguintes perguntas:

  • Sua empresa está perto dos seus clientes?
  • Sua localização possibilita fácil acesso a internet?
  • A empresa é segura e possibilita um fácil acesso para os funcionários?

Com estas informações, temos certeza que você ficará mais tranquilo, agora você sabe, Como Iniciar uma Central de Monitoramento. Se tiver qualquer dúvida entre em contato!

Nós da Égide queremos que você se torne um empreendedor de sucesso apoiamos suas conquistas! Entretanto, se você quer terceirizar este serviço, solicite um orçamento! Ficaremos felizes em te atender.

Égide Central de Atendimento
Rua Charles Hoyt, 90 – Vila Fachini / São Paulo/ SP
contato@egideservice.com.br