Saiba como realizar uma gestão inteligente de equipes externas de segurança eletrônica!

Sabemos que no mercado de segurança eletrônica muitos desafios relacionados à gestão de equipes podem prejudicar e gerar despesas excedentes nos projetos.

Neste artigo te ensinaremos como gerir sua equipe de maneira que esta se torne cada dia mais preparada e organizada para entregar o melhor serviço de segurança eletrônica.

Acompanhe nossas dicas!

Planejamento é ter segurança!

Você anda meio perdido quanto à sua equipe? Não sabe quem está cumprindo as metas e entregando? E muito menos quem está se destacando? Isso seria facilmente resolvido com muito planejamento!

Anote tudo! Não tem segredo e nem caminho mais fácil. Você precisa planejar suas ações no decorrer da semana, contendo todas as atividades dos seus colaboradores, assim você terá controle total de todo trabalho desenvolvido, podendo criar ações que melhorem a produtividade e eficiência operacional do time.

Já parou para pensar que até suas equipes podem ser remanejadas e planejadas de forma que você possa aproveitar a habilidade individual de cada um? Isso é viável quando se tem um planejamento de equipe.

Portanto, coloque em uma planilha os pontos mais fortes e fracos de cada colaborador e analise. Que qualidade você quer desenvolver nele que outro colaborador seu possui? Por que não colocar os dois para trabalhar juntos em uma instalação? Para ambos se ajudarem e aprenderem juntos.

Pense nisso, utilize o planejamento ao seu favor!

Saiba delegar atividades

Como gestor às vezes é necessário delegar a liderança para que você não se sobrecarregue quando estiver muito ocupado ou ausente.

Por isso, saiba delegar atividades! Quais dos seus colaboradores tem a capacidade de tocar o serviço ou desenvolver e ajudar os outros? É preciso distribuir as responsabilidades.

Contudo, sempre mantenha-se a par de tudo o que está acontecendo, pedindo retorno dos seus colaboradores.

Comunique-se com sua equipe

Como você se comunica com a sua equipe? Que tom você usa? Você está dando a devida atenção para sua equipe esclarecendo dúvidas?

Uma comunicação eficaz com os seus colaboradores pode melhorar diversos aspectos dentro e fora do ambiente de trabalho:

  • Dúvidas sobre instalações e processos: quanto menos dúvidas houver maior será a agilidade de trabalho e menor será a probabilidade de erros durante as instalações e processos.
  • Novas ideias podem surgir: às vezes grandes ideias sobre a área de segurança podem surgir dos seus colaboradores e você deve saber aproveitá-las e implementá-las, claro sempre dando o devido mérito.
  • Evite conflitos: conversar é uma ótima forma de resolver problemas e conflitos, às vezes o seu colaborador está com algum problema pessoal que está prejudicando seu trabalho, mas que você não tomou ciência e pode perdê-lo por isso. Converse e fique aberto a negociações.

Defina um horário a ser seguido

Seus colaboradores estão chegando no horário combinado com o cliente? Esse é um ponto primordial e pode definir como a sua empresa de segurança eletrônica será vista no mercado.

Nenhum cliente merece ficar esperando mais de uma hora por um instalador, por exemplo. Por isso, defina horários para os seus colaboradores e os monitore através de tecnologias e, claro, pedindo o feedback do seu cliente.

Um simples formulário enviado para o cliente por WhatsApp com a seguinte pergunta – “Houve atraso no serviço prestado?”. Pode ajudar você como gestor a acompanhar sua equipe mesmo de longe.

Outra vantagem que é pouco discutida é a disponibilidade de cada colaborador, você como gestor pode estar sobrecarregando um funcionário e deixando de utilizar outros que estão com tempo ocioso.

Implemente indicadores de desempenho e metas para Gestão Inteligente de Equipes Externas de Segurança Eletrônica

Para analisar a performance da equipe e dos serviços prestados é necessário elaborar indicadores que possam guiar e estabelecer metas dentro da equipe, estes devem ser fáceis de serem quantificados e mensurados.

Os indicadores de desempenho são utilizados para contribuir para que a sua empresa analise os erros e acertos cometidos ao longo de um período de tempo, e os mantenham ou corrijam de forma que cada processo seja adaptado da melhor maneira e gerem ainda mais lucro para a empresa.

Assim, estes dados podem ser analisados de forma automatizada com o uso de softwares ou até manualmente com ajuda de planilhas de excel, por exemplo.

Indicamos abaixo alguns exemplos de métricas importantes para que você possa começar a implementar na sua empresa de segurança eletrônica:

  • Qualidade de atendimento por colaborador.
  • Quantidade de atendimentos feitos a cada mês.
  • Gastos por equipe.
  • Gastos por equipamento.
  • Tempo médio de atendimento por colaborador.

Assista o vídeo abaixo do canal Sebrae Minas e saiba mais sobre indicadores de desempenho e como desenvolvê-los:

Tecnologia como ferramenta de gestão e comunicação

Como já havíamos mencionado no tópico anterior o uso de tecnologias como os aplicativos, podem contribuir para monitorar horários e atrasos.

Assim como também podem contribuir para que a sua equipe fique mais alinhada e atualizada mesmo estando longe. Para isso faça reuniões periódicas, utilizando aplicativos de web conferência como os seguintes:

Para gerenciar processos facilitando o dia a dia de cada colaborador, achamos interessante recomendar os seguintes aplicativos:

  • Auvo: este aplicativo foi totalmente elaborado para atender as exigências de todo o processo de trabalho de um prestador de serviço e possui um plano voltado especificamente para equipes técnicas de segurança, oferecendo diversos recursos, como gestão de estoque e ativos, monitoramento em tempo real dos colaboradores, gestão de orçamentos, entre outras funcionalidades.
  • Trello: o Trello é um organizador de tarefas com foco específico em atender empresas que estão desenvolvendo projetos, permitindo a edição e visualização por todos da equipe.
  • ExpenseOn: quanto o seu colaborador tem gastado com equipamentos, alimentação e transporte em suas instalações? É necessário ter um controle de gastos para que nada saia fora do controle e sua empresa não saia no prejuízo. Assim, este aplicativo é muito útil para controlar estes gastos, pois o próprio colaborador pode emitir uma nota com os gastos gerais e ainda tem a possibilidade de receber o reembolso pelo próprio aplicativo.

Equipe capacitada

Para entregar um serviço de segurança de qualidade é necessário que haja a atualização constante de todos os colaboradores da empresa, estes devem saber sobre as últimas novidades do mercado e como aplicá-las de maneira que seja viável e contribua para o crescimento da empresa, melhorando em diversos aspectos os serviços prestados.

E isso pode ser ensinado para sua equipe com muito treinamento e capacitação. Ofereça cursos, workshops, dinâmicas de grupo para o com os seus colaboradores.

Eles se sentirão mais motivados para trabalhar e continuarão sempre se atualizando. Certamente, você poderá cobrar ainda mais deles e sobre os conhecimentos aprendidos de forma que todos saiam ganhando.

Agora você já sabe implementar ações de Gestão Inteligente de Equipes externas de segurança!

Aplique nossas dicas, que temos certeza que a sua empresa ficará ainda mais organizada e preparada para se desenvolver e crescer com uma gestão mais inteligente das suas equipes de campo!

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