Chega de perder tempo em suas instalações, saiba como evitar interferências no CFTV.

É bem desagradável ficar perdendo tempo procurando por interferências, sem nenhum tipo de base ou método.

Por isso, neste artigo te ensinaremos como identificar e evitar possíveis interferências, antes e depois da instalação do CFTV.

Acompanhe!

Aterramento no mesmo local

Um aterramento realizado da maneira correta pode evitar diversos problemas, como o “loop de terra” ou “ground loop”.

Este problema é muito recorrente e tem como principal causa o aterramento em lugares distintos: da central, da afiação ou da fonte de alimentação. O que causa interferências e queima de equipamentos.

Dessa maneira, para resolver esta questão indicamos que a instalação dos equipamentos seja realizada no mesmo local, utilizando uma tomada de 3 pinos, pois esta permite que a energia excedente como sobre tensão e fugas de tensão, sejam descarregadas no solo. Assim, protegendo o equipamento e diminuindo os riscos de interferências.

Além disso, é muito importante realizar o aterramento do DVR. Saiba mais da sua importância vendo o vídeo do canal HD segurança Eletrônica abaixo:

Fonte: HD segurança eletrônica

Equipamentos

Sim, às vezes o barato sai caro!

Não é de hoje que escutamos esse ditado e sabemos que na maioria das vezes ele se profetiza.

Principalmente na área de segurança, que quando tentamos baixar o custo de algum equipamento acabamos tendo que gastar ainda mais para preencher algumas falhas que estes cometem.

O mesmo vale para as interferências de CFTV. Para evitá-las é preciso investir em equipamentos de qualidade que sejam certificados como: cabos, fontes e conectores de ótima qualidade.

Cheque a distância dos equipamentos

Repense a distância do cabeamento!

Alguns projetos exigem uma distância de cabeamento muito maior do que de costume e, para isso, é necessário investir mais uma vez em equipamentos e estrutura para a melhorar o processo de cabeamento para alimentação e diminuir interferências.

Portanto, invista nos seguintes itens abaixo:

  • Fontes e conectores certificados pelo mercado.
  • Cabos de rede.
  • Racks: um rack é um gabinete que armazena todo o material referente ao local instalado, contribuindo para a organização de cabos e também pode ajudar na base de cabeamento de longas distâncias.
  • Power Balun: é um dispositivo que além de melhorar a qualidade da imagem em sua conversão, permite sua instalação em grandes distâncias de cabeamento sem perder o sinal.

Saiba mais sobre a aplicabilidade e instalação do Power Balun da Intelbras no vídeo abaixo do canal Papo Segurança:

Não dobre cabos!

Em hipótese alguma deixe cabos dobrados durante o processo de instalação, pois podem gerar grandes interferências no sistema do CFTV. Além disso, evite emendar cabos que também pode gerar interferências.

Assim, às vezes é melhor gastar com número maior de cabos do que realizar uma emenda que pode trazer ainda mais problemas.

Observe a corrente elétrica

É muito importante utilizar a frequência correta de corrente elétrica no sistema para evitar interferências, normalmente esta é especificada pelo manual do fabricante.

Uma corrente elétrica com um sinal muito forte pode superaquecer o sistema, assim como gerar ruídos e chuviscos nas câmeras.

Por isso, é muito importante analisar se os equipamentos de ventilação para o sistema estão funcionando de maneira adequada e se estão dando conta de resfriá-lo.

Manchas também são sinais de interferências

Não é apenas chuviscos e ruídos que podem indicar uma interferência no sistema de CFTV. Manchas na imagem também são indicativos que é hora de analisá-lo.

Provavelmente a falha pode estar no RGB e no CMOS. Portanto, para resolver este problema é necessário realizar a troca destes o quanto antes para que não acabem prejudicando o circuito interno.

Além disso, as manchas também podem estar relacionadas com falhas no LED da câmera e causam interferência.

Antes de mais nada, é necessário realizar testes para avaliar onde se encontram as falhas e providenciar os ajustes o quanto antes.

Não faça “gambiarras” com a rede elétrica próxima

Não passe cabos junto as redes elétricas próximas, pois estas causam interferências significativas no sistema, podendo causar ainda mais prejuízos após a instalação.

Assim, uma saída para evitar este tipo de problema seria construir uma tubulação separada para a passagem de cabos do CFTV. Dessa forma, estes não terão contato com a rede elétrica externa evitando interferências e problemas mais graves.

Diversifique as fontes de alimentação

Nunca utilize uma fonte única para alimentar diversos sistemas. Tenha em mente que uma fonte sobrecarregada pode gerar quedas de energia e diversos outros problemas.

Portanto, separe as fontes utilizando apenas uma fonte para a central de câmeras e outra para outros equipamentos ou processos.

Siga estas dicas e reduza a possibilidade de interferência

Agora que você já sabe como evitar interferências no sistema de CFTV, aplique estas dicas que temos certeza que você não perderá mais tempo nem dinheiro em suas instalações.

Por fim, se você quer saber mais dicas, novidades e notícias do universo de central de monitoramento continue acessando o nosso blog.

Assim, estes artigos podem te interessar:

Entre em contato e terceirize sua central de monitoramento com a gente !

– Égide Service –
Rua Charles Hoyt, 90
Vila Fachini – São Paulo/SP
Telefone: 11 2199-4490
E-mail: contato@egideservice.com.br