Quer saber como melhorar o videomonitoramento em suas instalações? A Inteligência Artificial em sistemas de CFTV IP pode ser sua aliada.

Continue acompanhando o nosso artigo e saiba como. Boa leitura!

Inteligência artificial o que é?

Inteligência Artificial, ou AI é uma tecnologia que possibilitou máquinas a pensarem inteligentemente como os seres humanos, simulando nossa forma de pensar, aprender, interpretar e processar dados e informações e, com isso, tomar uma atitude lógica. Assim, estas são programadas a partir de padrões por meio dos bancos de dados.

Com o uso da inteligência artificial as máquinas podem tomar decisões de forma mais precisa, diminuindo a margem de erro que um ser humano teria ao tomar uma decisão, por exemplo.

Portanto, a inteligência artificial vem sendo implementada em diversos segmentos: na área da saúde no monitorando de pacientes, nas redes sociais como no Facebook para remover vírus e conteúdo de spam, na área de segurança integrada ao sistema de CFTV IP que falaremos mais adiante, entre outras.

Assista o vídeo abaixo do canal TecMundo e saiba a história completa da Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial integrada ao CFTV IP pode contribuir para melhorar a segurança?

Na área de segurança, aliar a inteligência artificial ao sistema de CFTV IP pode contribuir para melhorar todo o sistema de monitoramento, diminuindo a margem de erro dos procedimentos e garantindo mais agilidade. Porque a inteligência artificial pode reconhecer padrões, e quando estes são violados esta pode emitir um alerta para toda a base, 24h por dia, sem pausas e de maneira precisa.

Além disso, irá armazenar dados que podem ser usados por toda a equipe de segurança para análise de padrões e diagnóstico do que precisa ser melhorado.

Saiba abaixo onde a inteligência artificial pode ser aplicada nos sistemas de CFTV IP:

Reconhecimento Facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia IA que pode ser até comparada a biometria já que esta capta informações “físicas” do usuário. A tecnologia identifica rostos humanos em imagens digitais, cruzando padrões e dados.

Essa tecnologia tem sido muito utilizada em aeroportos para detectar criminosos e em grandes estabelecimentos para barrar pessoas não autorizadas.

Assim, podendo ser um diferencial futuramente para empresas de monitoramento que podem oferecer em suas instalações.

Confira o vídeo abaixo do canal Olhar Digital e saiba mais sobre a tecnologia.

CFTV integrado a Inteligência Artificial

Com o sistema de CFTV integrado a inteligência artificial é possível utilizar esta para emitir alertas!

Quando utilizado tecnologias de vigilância integrados ao sistema IA, estes podem detectar com muita agilidade e facilidade atitudes suspeitas e comportamentos errôneos de indivíduos.

Dessa maneira, facilita os processos das equipes de segurança que utilizam a tecnologia integrada ao CFTV em seus monitoramentos em condomínios residenciais, comerciais, e até em estabelecimentos já que a tecnologia emite alertas instantaneamente 24h por dia.

Assim, quando é detectado algum incidente os operadores do monitoramento precisam apenas ficar a cargo de acionar uma equipe que possa ir para o local para averiguar o caso.

AI no conhecimento do Perímetro

A inteligência artificial também pode ser utilizada na área de segurança para reconhecimento do perímetro, como por exemplo em estabelecimentos de grande porte que exigem segurança de alta cobertura, como em grandes fazendas e fábricas.

O sistema de AI neste tipo de reconhecimento funciona da seguinte maneira: é utilizado câmeras que possuem radares e em conjunto com dispositivos de rastreamento possibilitam a diferenciação de objetos em todos os ambientes, tanto de dia quanto de noite.

Portanto, quando um objeto ou pessoa cruza o limite que o sistema delimita, é emitido um alarme para a equipe de monitoramento.

LPR – Monitoramento Placas do veículo

O reconhecimento de placas de veículos o LPR pode ser utilizada pela área de segurança para monitorar e restringir veículos em espaços públicos e privados.

O sistema se utiliza de câmeras de segurança IP que agregam o LPR da inteligência artificial, reconhecendo padrões, capturando e armazenando as placas dos veículos automaticamente. Assim, placas não registradas pelo sistema podem ser barradas nos ambientes, impedindo à abertura de portões e cancelas, e gerando alertas.

Dessa maneira, este sistema inteligente tem sido cada vez mais utilizado e está sempre em constante inovação. As últimas versões do sistema, além de realizarem a captura e registro das placas conseguem identificar a marca e a cor do veículo. Portanto, contribuindo para que o processo de reconhecimento e monitoramento seja mais assertivo.

Qual dessas funcionalidades da inteligência artificial você tem implementado em suas instalações para garantir o monitoramento e segurança dos seus clientes?

LPR: Detecção e reconhecimento automáticos de placas com deep learning
Fonte: Dynosecurity

Não perca tempo! Invista na inteligência artificial em suas instalações para garantir um monitoramento mais ágil e eficiente integrado ao CFTV.

A Inteligência Artificial em sistemas de CFTV é uma tecnologia incrível, não é mesmo? Portanto, invista nesta em suas instalações para garantir um monitoramento mais eficaz, surpreendendo seus clientes e se diferenciando da concorrência.

Quer saber mais dicas, novidades e notícias do universo de central de monitoramento e segurança continue acessando o nosso blog.

Por fim, estes artigos podem te interessar:

Entre em contato e terceirize sua central de monitoramento com a gente !

– Égide Service –
Rua Charles Hoyt, 90
Vila Fachini – São Paulo/SP
Telefone: 11 2199-4490
E-mail: contato@egideservice.com.br