Cada vez mais comum em condomínios e residências, o sensor de barreira IVA (Infravermelho Ativo) é uma excelente ferramenta para segurança eletrônica perimetral. Entenda suas vantagens, processo de instalação e indicação dos melhores lugares para aplicação.

O que é um sensor de barreira IVA

Sensores de barreira são equipamentos indispensáveis para melhorar a segurança perimetral do ambiente!

O sensor de barreira é um dispositivo eletrônico que utiliza a tecnologia de emissão de luz infravermelha, o sistema (IVA), para detectar movimentações irregulares no ambiente.

Dessa forma, tem sido muito utilizado no Brasil como ferramenta de segurança em lojas, hospitais, indústrias, condomínios e residências.

O sistema possui um emissor e um receptor da luz infravermelha. A grande vantagem é que a luz infravermelha não é visível a olho nu.

Logo, não será visível para um invasor, caso este tente ultrapassar os limites dos sensores de barreira. Assim, o sensor IVA acionará imediatamente a central de alarme sobre a invasão.

Onde podem ser instalados?

Os sensores de barreira são equipamentos discretos que podem ser instalados em diversos locais, como em:

  • Muros;
  • Portões;
  • Paredes;
  • Teto;
  • Entrada e saída de estabelecimentos;
  • Contadores de passagem;
  • Acionamento de cancelas em garagens.

O sensor de barreira IVA é muito utilizado para substituir as conhecidas cercas elétricas, pois são igualmente eficientes, esteticamente mais discretos e exigem menor manutenção.

Complemente seu portfólio de soluções em segurança eletrônica com o sistema de sensor de barreira IVA. No artigo Como entregar a melhor solução de segurança damos diversas dicas para ter sucesso ao criar, implementar e oferecer seu portfólio de soluções para os seus clientes.

Principais vantagens do sensor de barreira IVA

Podemos destacar que as principais vantagens dos sensores de barreira são:

  • Versatilidade: os sensores podem ser instalados tanto em áreas internas quanto externas, em condomínios, empresas, indústrias, lojas, etc.
  • Variedade: o mercado de segurança oferece diversas opções para diferentes funcionalidades, principalmente, quando falamos sobre a quantidade de feixes de luz.
  • Preço: valor acessível, com um ótimo custo-benefício.

Tipos de sensores de barreira

Os sensores de barreira se diferem quanto a quantidade de feixes que estes possuem, podendo ser divididos em:

  • 1 feixe de luz: devem ser utilizados em pequenas áreas e em curtas distâncias, dentro do limite de 20m.
  • 2 feixes de luz: cobrem uma área maior em comparação aos sensores com 1 feixe de luz em até 110m.
  • Múltiplos feixes: pode utilizar até dez feixes simultâneos, sendo indicados para grandes áreas como em muros de empresas, condomínios e industriais para proteger objetos de alto valor.

É importante checar com o fabricante o limite de cobertura do sensor IVA, pois não é aconselhável instalar um sensor IVA com apenas um feixe de luz para cobertura perimetral de grandes áreas. No vídeo abaixo do canal Papo Segurança, o consultor Alexandre Rodrigues explica, detalhadamente, como instalar um sensor de barreira IVA multifeixe.

Opções de Sensor Infravermelho Ativo (IVA) no mercado

No mercado brasileiro é possível encontrar diferentes modelos e marcas de sensores de barreira IVA. Abaixo seguem algumas opções da fabricante Intelbras, consulte seu distribuidor e opte pelo dispositivo mais adequado às necessidades de segurança do seu cliente.

Ideal para curtas distâncias, podendo ser implementado como barreira contra intrusão, complemento de cerca elétrica e contra esmagamento veicular. Com um tempo de 50 ms.
Pode ser utilizado em áreas internas, semiabertas e externas, e se adequa a diversas condições climáticas.
Protege até 100 metros em área externa e 200 metros em área interna. Alta sensibilidade da barreira para detecções em alta velocidade.

Como instalar o Sensor Infravermelho Ativo (IVA)

Para instalar sensores de segurança de maneira adequada é necessário seguir algumas orientações e recomendações. Fique atento também às especificações e manuais do fabricante de forma a garantir a segurança dos clientes e o máximo aproveitamento das funcionalidades e recursos dos sensores.

Primeiramente, realize um estudo do local no qual serão instalados os sensores, caso haja alta incidência de chuvas e nevoeiros será necessário escolher um sensor com mais feixes para aumentar a cobertura do perímetro.

Os sensores de barreira devem ser instalados em lugares limpos e planos já que estes locais facilitam ainda mais a instalação de múltiplos sensores, caso sejam necessários. Além disso, devemos evitar a instalação em lugares onde haja risco de tremores, desgastes estruturais ou desmoronamento.

Da mesma forma, recomendamos agregar ao sistema uma bateria de 12V para evitar disparos irregulares caso a rede elétrica caia. Importante, nunca instale os sensores com as lentes voltadas para a luz solar, sob o risco de acionamentos falsos constantes.

Por fim, oferece ao seu cliente um plano periódico de manutenção que garanta seu pleno funcionamento.

Agregue os sensores de barreira ao seu portfólio de soluções de segurança

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os sensores IVA, inclua esta solução em seu portfólio de produtos de segurança eletrônica e ofereça aos seus clientes.

Para mais dicas, novidades e notícias do universo de segurança continue acessando o nosso blog.

Artigos que possam te interessar

Precisando terceirizar sua central de monitoramento? Entre em contato:

– Égide Service –
Rua Charles Hoyt, 90
Vila Fachini – São Paulo/SP
Telefone: 11 2199-4490
E-mail: contato@egideservice.com.br