Com o crescimento da demanda por soluções de segurança eletrônica nos últimos anos como portaria remota, sistemas de alarme e CFTV, as empresas do segmento buscam resposta para uma dúvida frequente: como oferecer o monitoramento aos clientes que atendo?

Neste caso existem duas opções: implantar uma central própria de monitoramento ou terceirizar o serviço.

A resposta nem sempre é tão simples, já que é também uma decisão estratégica tomada pelos gestores de acordo com fatores que vão além do orçamento necessário para a implantação.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre as características da central de monitoramento própria e a terceirizada, para empresas em crescimento e que buscam oferecer uma solução mais completa e segura aos seus clientes.

Quais as vantagens da central de monitoramento própria?

Ter uma central de monitoramento própria é uma maneira de oferecer a solução completa que o seu cliente busca: projeto de segurança eletrônica, instalação dos equipamentos e monitoramento remoto 24 horas por dia.

Para sua empresa, a principal vantagem é garantir um faturamento recorrente através das mensalidades do serviço de monitoramento, melhorando seus resultados financeiros e a própria fidelização dos clientes.

Porém, uma central de monitoramento própria exige um alto investimento em estrutura e recursos humanos, por isso é importante planejar e analisar se os custos envolvidos são interessantes frente ao faturamento a ser gerado.

O que é necessário para ter uma central de monitoramento própria?

O primeiro passo para ter uma central de monitoramento própria é buscar um imóvel adequado para operação. O local deve ser seguro, de preferência com blindagem e acessos restritos, além de ser capaz de suportar os equipamentos necessários e esteja numa localização com oferta abundante de links de internet.

  • Equipamentos

Cada atendente necessita de computadores e monitores de ponta que suportem a operação ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não economize nos equipamentos, ou a segurança do seu cliente estará em risco.

Servidores locais, com redundância de dados na nuvem, são primordiais para garantir a segurança e sincronização dos dados da sua Central de Monitoramento. Toda infraestrutura de TI deve contar com equipamentos que permitam a operação em tempo real, com fibras óticas que tornem o processo mais ágil e seguro.

  • Redundâncias

Para que sua operação não fique instável ou indisponível, você deverá ter, pelo menos, três links de internet de altíssima velocidade operando ao mesmo tempo. O ideal é que seu servidor conte com um sistema que identifique o link mais estável e rápido, e faça a alteração de links em caso de instabilidades ou quedas, mantendo a operação no ar o tempo todo. Além da internet, invista em redundância energética, utilizando nobreaks de alta performance e geradores de energia que mantenham a disponibilidade em caso de queda na distribuição local.

  • Equipe

Para cada ponto de atendimento, você deverá contar com 4 profissionais contratados, pois o regime de turnos exige um formato de trabalho 12×36. Por exemplo, o primeiro atendente começa a trabalhar na segunda-feira às 7h, terminando seu turno às 19h, sendo substituído por outro operador que sairá às 7h da manhã do dia seguinte. Estes dois operadores terão folga na terça-feira, então você precisará de mais dois operadores para cobrir o ponto de atendimento no próximo turno, até que os dois primeiros retornem para o posto na quarta-feira, entendeu?

Além de complexo, cada ponto de atendimento é custoso, são 4 salários a pagar, tudo isso para apenas um ponto de monitoramento. Porém, sua central deve operar com mais pontos, no mínimo 2, para garantir possíveis faltas e atendimentos simultâneos.

Pense que essa equipe necessitará de treinamentos constantes nas diferentes plataformas de monitoramento, além de supervisores que façam a gestão da operação e do time.

Mas será que vale a pena investir em uma Central de Monitoramento Própria?

Esses são os aspectos iniciais para estruturar sua central de monitoramento própria. Sabemos que os investimentos são altos, por isso é preciso planejar sua implantação e calcular se o retorno financeiro compensará suas despesas.

Então, vale a pena analisar também a terceirização da central de monitoramento como forma de oferecer as soluções de segurança eletrônica mais completas aos seus clientes e com faturamento recorrente.

Central de monitoramento terceirizada, por que optar por ela?

Uma central de monitoramento terceirizada pode ser uma alternativa estratégica, servindo como apoio para que você ofereça um serviço mais completo ao cliente.

A maior vantagem, nesse caso, é a economia que você fará. Uma central terceirizada já fez o pesado investimento necessário para a operação 24 horas por dia.

Além dela possuir uma infraestrutura consolidada e integrada a todos os sistemas e plataformas de monitoramento do mercado, já conta com equipe própria treinada e trabalhando em turnos para o melhor atendimento aos seus clientes.

O custo por unidade monitorada é o maior atrativo desse modelo. Você paga apenas pelos clientes que já possui, um valor fixo mensal de acordo com o tipo de serviço contratado, seja portaria remota, controle de alarmes, CFTV, rastreamento veicular e outros.

Conforme novos clientes chegam à sua carteira, é fácil acrescentar ao contrato de terceirização existente, disponibilizando o monitoramento de forma rápida e segura, sem necessidade de investimentos em aumento da estrutura ou contratação de novos colaboradores.

O que preciso para contratar uma central de monitoramento terceirizada?

O primeiro passo é pedir um orçamento, informando a quantidade de clientes a serem monitorados e o tipo de serviço de segurança eletrônica pretendido.

Feito isso, serão negociados os valores de acordo com o número de unidades monitoradas. Assinado o contrato, seus clientes passam a ser monitorados em até 24 horas, seguindo seus protocolos de segurança e procedimentos em caso de ocorrências.

Para saber mais sobre as vantagens de uma Central de Monitoramento Terceirizada, acesse nosso artigo “Por que optar pela terceirização da Central de Monitoramento da sua empresa de Segurança Eletrônica”.

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