Sendo dos equipamentos de segurança mais práticos e simples, as fechaduras digitais evoluíram muito nos últimos anos, e hoje já contam com diversos modelos e funcionalidades. Conheça agora as diversas peculiaridades que diferem esses equipamentos uns dos outros e encontre a fechadura digital que melhor se encaixa nas necessidades de segurança de seus clientes.

Fechaduras sobrepostas e embutidas

Logo na instalação, já temos a divisão das fechaduras digitais em sobrepostas e embutidas. As sobrepostas não substituem a maçaneta, e são ideais para portas que não suportam o maquinário embutido. A instalação é mais simples e o custo em geral é menor, mas por apenas sobreporem as fechaduras convencionais ficam esteticamente menos atraentes e são um pouco menos seguras.

Já as fechaduras embutidas são instaladas completamente dentro da porta, tendo seu mecanismo oculto e, consequentemente, ficando mais bonitas. Embora requeiram uma instalação mais complexa e sejam mais custosas, as fechaduras digitais embutidas garantem mais segurança e durabilidade, além de substituírem totalmente as maçanetas.

Métodos de abertura

A grande maioria dos modelos de fechadura digital conta com diferentes métodos de abertura que dispensam o uso de chaves.  Porém, é preciso identificar qual tecnologia será mais prática para a rotina do seu cliente. Confira agora os principais métodos de segurança oferecidos pelas fechaduras digitais mais modernas:

Senha numérica: Sendo o método mais comum, o uso de senha numérica de quatro a seis dígitos não tem erro. Apesar da praticidade, é um método bem simples e não oferece segurança total.

Cartão de proximidade: Funciona como uma chave, o usuário encosta o cartão na fechadura e ele é lido eletronicamente, permitindo a entrada. O número de cartões que podem ser cadastrados varia conforme o modelo e marca da fechadura, e pode variar de 20 a até 100 cadastros.

TAG: Funciona exatamente como o cartão de proximidade, mas vem em formato de chaveiro ou adesivo para colar no celular por exemplo, facilitando o transporte e a utilização.

Aplicativo: Em fechaduras mais avançadas, é possível configurar a conexão mobile e efetuar a abertura pelo celular. Embora seja bem seguro e fácil de usar, esse método requer que a fechadura fique conectada o tempo todo, diminuindo a praticidade.

Biometria: Com certeza o método mais prático e seguro, onde os usuários têm suas digitais cadastradas e as usam para abrir a fechadura. Assim como o cartão de proximidade, existe um limite de digitais que podem ser cadastradas, e esse número pode variar conforme o modelo e marca da fechadura em questão.

Boa parte das fechaduras digitais usa mais de um método de segurança, que pode ser escolhido durante a instalação e configuração da mesma e alguns modelos oferecem ainda dois métodos de abertura simultâneos.

Alimentação

Uma impressão errada que as fechaduras digitais passam é a necessidade de uma estrutura elétrica para se manter funcionando, pois esse sistema prejudicaria a segurança da sua casa ou escritório em eventuais quedas de energia . Por isso, as fechaduras digitais são alimentadas por pilhas, e a maioria dos modelos contam com uma bateria reserva para você não ficar desprotegido quando as pilhas acabarem e poder trocá-las em segurança.

A maioria dos modelos necessita de 4 pilhas AA, porém é importante conferir essa informação antes da compra. Alguns modelos mais modernos também indicam, seja com aviso sonoro ou visual, quando as pilhas estiverem próximas de acabar.

A autonomia das fechaduras digitais, ou seja, o tempo em que elas permanecem funcionando antes que suas pilhas se esgotem, não varia muito. Em geral, elas garantem entre 8 meses e 1 ano de funcionamento, considerando até 10 acessos por dia, portanto é interessante orientar seu cliente a se adiantar e já comprar novas pilhas quando esse período estiver próximo de acabar.

Outras funcionalidades das fechaduras digitais

Embora a função principal de uma fechadura digital seja trancar uma porta e destrancar para pessoas que tenham a chave, as fechaduras digitas podem garantir diversas outras funcionalidades que aumentam ainda mais a segurança fornecida. Conheça agora algumas das principais funções adicionais que uma fechadura digital pode oferecer.

Alarme de intrusão e invasão: dispara um alarme quando alguém erra a senha por cerca de 5 vezes ou tenta danificar a porta ou a fechadura. É uma função bem simples mas muito efetiva para assustar o possível invasor.

Trava automática: tranca a porta automaticamente depois de um determinado tempo ou imediatamente, evitando que a mesma fique destrancada acidentalmente.

Não perturbe: Essa função impede que a porta seja destrancada pelo lado de fora, mesmo por pessoas autorizadas, garantindo privacidade.

Anti-spy: A função Anti-spy pede que o usuário autorizado digite números aleatórios antes ou depois da senha verdadeira, tornando quase impossível que alguém descubra a senha apenas olhando pro acesso.  

Há várias outras funções, como detecção de altas temperaturas e dupla autenticação, mas essas são as principais e mais conhecidas. Vale ressaltar que quanto mais funções de segurança disponíveis, mais alto será o custo do equipamento, então é importante avaliar quais funções são interessantes para seu cliente antes da oferecê-la.

Escolher a melhor fechadura digital depende de fatores como quantidade de pessoas que vão acessar, o tipo do ambiente que será protegido, os recursos tecnológicos que forem exigidos pelo cliente, entre outros. Em questão de marca, as maiores do mercado e que trazem mais funcionalidades são: Intelbras, Samsung e Yale. É importante analisar com cuidado as funções oferecidas, pois às vezes nem sempre a fechadura mais cara será a ideal pra aplicação desejada!

Confira também: Sensor de Barreira IVA em projetos de segurança eletrônica