Uma das principais vantagens em morar em um apartamento é a comodidade e segurança de estar em um condomínio fechado, com área de lazer e monitoramento 24h. Entretanto, para manter toda a estrutura do complexo, é cobrado dos moradores uma mensalidade para custear serviços importantes como impostos, conta de água, luz e manutenção das áreas comuns do prédio, gastos com limpeza e principalmente o pagamento dos salários dos porteiros, que normalmente contempla no mínimo três funcionários (8 horas de turno cada um) e um folguista.

O valor da taxa condominial pode variar bastante, de acordo com a região onde o edifício está localizado, o tamanho, o número de moradores, entre outros fatores, entretanto, em todos os casos a despesa que mais pesa para os moradores é a folha de pagamento dos funcionários, que considera custos salariais e encargos trabalhistas.

Para reduzir essas despesas, muitos condomínios estão optando pela portaria remota. Nesse modelo, toda a parte de monitoramento 24h e atendimento de moradores, visitantes e prestadores é feita a distância, por uma empresa especializada. A possibilidade de economia pode chegar a até 50%, reduzindo drasticamente os valores das taxas condominiais.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), mais de 4 mil condomínios já utilizam a solução, principalmente complexos localizados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Economia aliada a segurança

Além de ser um modelo mais econômico, a portaria remota também garante uma segurança completa para os moradores, isso porque todo o projeto de monitoramento é revisto, identificando possíveis pontos de vulnerabilidade; tecnologias avançadas de controle de acesso e detecção de invasão são instalados e todos os procedimentos de atendimento são realizados por profissionais especializados, que são constantemente treinados e capacitados.

“A grande maioria das invasões em condomínios acontecem por erros humanos. Situações como um criminoso “pegando carona” com alguém que está entrando no edifício ou um porteiro que libera uma pessoa achando que é morador. Outro problema muito comum são assaltantes que fazem o próprio porteiro de refém, colocando a vida dele e de todos no condomínio em risco”, explicou o especialista em segurança e diretor da Égide Service, Thiago Compri. “Com portaria remota, esses problemas são sanados, porque cada morador que tenta acessar o complexo precisa validar a sua entrada, seja por reconhecimento facial, biometria ou token. Já os visitantes precisam apresentar uma identidade e terem a sua entrada autorizada por um morador. Como o profissional não fica no local, não é possível render o atendente, e as entradas “pegando carona” também não é permitida”, completou Thiago.

Como implantar um sistema de portaria remota?

O primeiro passo para implantar o modelo de portaria remota em seu condomínio é contratar uma empresa especializada. A companhia irá até o local verificar a viabilidade de implementação, custos do projeto, entre outros detalhes.

A Égide já está há mais de 10 anos no mercado de segurança e conta com parceiros em todo o Brasil. Entre em contato com a Égide Service e solicite uma empresa de segurança especializada em portaria remota perto de você: www.egideservice.com.br.