Os condomínios estão cada vez mais aderindo as tecnologias para garantir mais segurança e eficiência nos seus complexos e, ao mesmo tempo, estão de olho na redução de custos da operação.

A melhor forma de alcançar este objetivo é implementado a solução de portaria remota. Neste modelo um sistema de câmeras, alarmes, portões automáticos e dispositivos de controle de acesso é instalado no condomínio e, ao conectar à internet, permite que uma empresa especializada em segurança e atendimento monitore o local 24 horas por dia, tirando de cena a necessidade de um porteiro presencial.

Ao todo, mais de quatro mil condomínios já utilizam o serviço em todo o Brasil e esse número tem crescido cerca de 150% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). 

“O conceito do serviço da solução de portaria remota basicamente é transferir o atendimento direto entre a portaria e o visitante para um lugar geograficamente fora do condomínio. Ou seja, fazer o atendimento de forma remota sem um porteiro fisicamente estabelecido no condomínio. Para que esse serviço funcione é necessário todo um aparato tecnológico local, além de links de comunicação e uma estrutura de atendimento remoto muito bem planejada e organizada para a efetividade da prestação de serviços”, explicou o Comitê de Portaria Remota da Abese, em seu Guia de Boas Práticas em Portaria Remota

Mas afinal, a portaria remota vale mesmo a pena? Para esclarecer essa dúvida, listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens da modalidade, confira:

» Vantagens da Portaria Remota: 

• Melhoria na gestão condominial

Com a portaria remota, o condomínio ganha mais eficiência na gestão de acessos, uma vez que todo o registro de entrada e saída de pessoas e automóveis fica devidamente protocolado e arquivado. Além disso, tanto as imagens das câmeras de segurança como as ligações com a central de monitoramento ficam gravadas por um determinado tempo.

• Aumento significativo da segurança 

Como os operadores ficam em uma central remota protegida, eles não podem ser rendidos por assaltantes, como acontece no caso de portarias físicas, e qualquer tentativa de invasão ou arrombamento é detectado pelo sistema de segurança. Além disso, com a portaria remota o condomínio jamais fica sem vigilância, o monitoramento é realizado 24 horas por dia.

Caso um morador seja coagido no momento de entrar no complexo, ele poderá utilizar o “dedo do pânico” ao acessar o condomínio, alertando a central de monitoramento sobre a ocorrência.

• Redução de custos

Outro benefício muito conhecido da portaria remota é a redução de custos. Alguns condomínio chegam a eliminar até 70% das despesas, uma vez que a folha de pagamento representa uma parcela significativa dos gastos. Ao adotar a modalidade remota, a empresa responsável pela prestação de serviço assume os encargos trabalhistas dos seus operadores.

» Desvantagens da Portaria Remota: 

• Adaptação dos moradores

Os primeiros meses de operação da portaria remota podem ser os mais desafiadores porque os moradores irão passar por uma etapa de adaptação, que pode ser muito difícil para os condôminos, especialmente os mais idosos, que geralmente enfrentam dificuldades em lidar com o sistema eletrônico. 

• Custo de instalação

Caso o condomínio ainda não tenha nenhum sistema de segurança, o custo de implementação irá pesar mais no orçamento, uma vez que será necessário adquirir câmeras, sensores, alarmes, sistema de biometria, entre outros. 

Terceirização da central de monitoramento 

A portaria remota tem sido cada vez mais incorporada ao portfólio das empresas de segurança e para as companhias que querem realizar esse trabalho, mas não desejam estruturar uma central de monitoramento própria, podem optar por terceirizar a parte operacional e de atendimento. 

A Égide Service é uma das maiores empresas de terceirização de centrais de monitoramento e segurança eletrônica do Brasil. A empresa realiza toda a parte de atendimento e vigilância, permitindo ao profissional de segurança focar nas vendas e no crescimento da sua empresa.
Para saber mais como funciona e como implementar esse serviço, entre em contato com a Égide Service, acesse: www.egideservice.com.br.