Neste mercado que cresce a cada dia, percebemos o avanço continuo da automação e da inteligência artificial, mas, ainda convivemos com limitações que geralmente são causadas por falta de infraestrutura e estabilidade na transmissão de dados, mas o 5G e a segurança eletrônica trazem novidades.

Portaria remota, câmeras wi-fi, aplicativos para controle e notificação de acesso, alarmes e ocorrências, leitores de biometria facial e digital, enfim, há uma enorme variedade de equipamentos que usam a internet para operar.

Cada nova tecnologia que é implementada em nossas vidas as torna mais conectada e passam a fazer parte do nosso dia a dia de forma que fica difícil imaginar como seria nossa rotina sem elas.

“A participação da segurança privada nesse cenário poderá ser fundamental para ampliar a rede de vigilância da segurança pública…”

O 5G na segurança eletrônica promete resolver os problemas de conexão atuais e intensificar muito o avanço tecnológico de inteligência artificial, fazendo deste segmento um protagonista na revolução que veremos chegar. Continue lendo e saiba como!

Baixa latência, resposta rápida!

Uma das principais mudanças com a chegada do 5G será a velocidade ultrarrápida, que permitirá uma conexão muito mais estável, de imagens em alta definição, com pouquíssima latência, algo que impede a adoção mais ampla de tecnologias atualmente.

Outra mudança que o 5G trará para a segurança eletrônica é a quantidade de dispositivos que poderão ser conectados à mesma rede, sem prejudicar o tráfego de informação, ou seja, não será necessário ter uma rede robusta para instalar vários itens de segurança em uma casa, por exemplo.

O 5G tornará todas as tecnologias de acesso e vigilância ainda mais eficientes, e exigirá muito menos da infraestrutura, cobrindo cenários muito maiores, uma vez que poderá ser acessada assim como o 4g: tudo através de um chip, sem cabo, sem fios.

5g, Segurança Eletrônica e Segurança Pública

As novidades não se limitam à segurança privada, o 5G também afetará completamente, de maneira profunda, a vida nas cidades. As chamadas Cidades Inteligentes serão viabilizadas com o protagonismo da segurança eletrônica.

Câmeras inteligentes com identificação facial, identificação de movimento hostil e de queda, além de outros recursos, poderão atuar na prevenção e coação de crimes. Há também totens de vigilância,– já usados em cidades brasileiras – que detectam veículos furtados, ocorrências e recebem pedidos de socorro.

A participação da segurança privada nesse cenário poderá ser fundamental para ampliar a rede de vigilância da segurança pública, com a instalação e desenvolvimento de equipamentos que integrarão a cidade aos agentes de segurança.

Como se preparar para o futuro?

Ainda não temos previsão de quando o 5G chegará ao Brasil, embora a primeira venda pelos direitos à tecnologia será ainda em 2021, se nada mudar. E, é preciso esperar a instalação de infraestrutura que atenderá essa banda de conexão.

Nesse momento, a melhor forma de se preparar é manter-se informado e saber que em breve haverá grandes novidades no mundo da segurança eletrônica brasileira! O que você poderá esperar é a facilidade em atender mais cenários.

E consequentemente, ter mais clientes! Ou seja, a Central de Monitoramento será um parceiro necessário para esta nova etapa do segmento, e queremos que você saiba que a Égide está pronta para te ajudar a expandir e crescer junto a você nesse mercado promissor!

Você já conhece as vantagens de uma Central de Monitoramento Terceirizada? Se quiser saber mais, fale com a gente, nossos especialistas estão à postos para te atender! Clique aqui

Gostou de nossa análise? Para se manter atualizado sobre o mundo da Segurança Eletrônica, siga nossas redes sociais Instagram |Facebook