Você conhece o sistema de CFTV via fibra óptica? A tecnologia avança numa velocidade incrível desde as últimas décadas e com os sistemas de segurança não tem sido diferente. Soluções não param de chegar ao mercado e a fibra óptica é uma delas, com muitos benefícios.

Um dos maiores benefícios do sistema de CFTV via fibra óptica, sem dúvida, é a facilidade com que pode ser montado. Neste post vamos mostrar passo-a-passo como fazê-lo, mas antes, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios dessa tecnologia de ponta.

Vantagens do sistema CFTV via fibra óptica

A fibra óptica é um fio transmissor de informação que suporta velocidades altas, com baixíssima latência e sem perda de sinal ou pacote. Não bastasse isso, sua instalação é facilitada pelo tamanho e flexibilidade do cabo drop, que pode ser utilizado em diversas infraestruturas mais simples que podem ser encontradas nos locais de instalação.

Por exemplo, ao se deparar com uma situação onde um condomínio não possui infraestrutura para receber cabo TP, você poderá utilizar a fibra óptica diretamente na tubulação da rede elétrica, sem ter qualquer interferência no sinal.

Essas são só algumas vantagens mais objetivas. Na parte estratégica ainda há a possibilidade de montar um cenário a quilômetros de distância da central de operações, conectar até 16 câmeras em um Switch e transmitir isso tudo com apenas um cabo de fibra óptica, entre outras soluções.

Montando o sistema de CFTV via fibra óptica: passo-a-passo

Agora vamos mostrar, com muita objetividade, a maneira de montar um sistema de CFTV via fibra óptica básico, ideal para você começar a operar através dessa nova tecnologia. Vamos lá?

Primeiro de tudo, você precisará de alguns materiais que a fibra óptica irá exigir no manuseio, adicione mais essas 4 ferramentas ao seu kit de trabalho:

  • Powermid – fará a medição de sinal da fibra;
  • Clivador de fibra óptica – Usar um alicate tradicional irá inutilizar a fibra;
  • Decapador de DROP;
  • Decapador de Fibra Óptica;

Além disso, os equipamentos para o controle de operação e para o cenário são:

  • 1 DVR – MHDX 3132;
  • 1 Switch – SF 900 POE;
  • 1 Par de Conversor de Mídia – KGSD 1120A – KGSD 1120B – sempre precisará do par A e B;
  • 2x Conectores XFF1 – pelo menos dois, para cada ponta do cabo Drop;

A instalação destes equipamentos deverá ser feita dentro do condomínio, na administração, ou em outro lugar onde esteja protegido. O cenário estará a metros de distância ou até mesmo numa distância de até 20km.  A limitação da distância entre o cenário e a operação é dada pelo conversor de mídia, e não o tamanho do cabo.

Além disso, o cabo Drop já vem com ponta mensageira, para você fazer ligação externa e interligar entre postes.

Agora o passo-a-passo:

1. Desconecte a ponta do conector XFF1 para passá-lo pelo cabo DROP, como se faz com o conector BNC; 

2. Remova o cabo mensageiro;

3. Utilize o decapador de Drop para deixar a fibra livre, observe que o decapador já vem com um limitador que dará o tamanho ideal para a fibra;

4. Encaixe o Drop no gabarito que vem com o conector XFF1;

5. Agora use o decapador da Fibra, utilizando a menor circunferência da ferramenta para decapar a fibra, passando a ferramenta duas vezes no trecho de fibra que será conectada;

6. Utilize um lenço umedecido com álcool ISOPROPÍLICO para limpar a fibra, não utilize água ou outro tipo de álcool;

7. Encaixe o gabarito, anteriormente montado no DROP, com a fibra exposta, decapada e livre, no clivador. Repare que o clivador já dá o limite do tamanho necessário para que a fibra se conecte aos conversores de mídia;

8. a) Agora você irá encaixar o gabarito, que já está encaixado no Drop, no conector. Nesse momento você precisará de um pouco de paciência para encaixar a fibra corretamente, sem dobrá-la ou entortá-la;

   b) Posicione a fibra no meio do conector, de forma que ela se acomode, continue inserindo o Drop até que se encaixe totalmente e em seguida mova o gabarito até o conector para fixá-lo;

   c)  Tenha cuidado no momento de girar o gabarito, mantenha o DROP fixo, caso ele gire junto com o gabarito, poderá quebrar a fibra dentro do conector, inutilizando-o;

9. Faça o destrave para realizar a conexão entre a fibra e o conector. Agora ele estará pronto para ser utilizado. Repare que há uma “proteção” da ponta da fibra, só remova essa peça no momento de conectar o cabo ao conversor de mídia.

Comece a utilizar o sistema de CFTV via fibra óptica

Agora você já poderá ligar seu DVR nos monitores e receber o sinal do cenário em sua central de operações.

O uso de novas tecnologias facilita todas as etapas do monitoramento e operação de um sistema de segurança, além de diminuir os custos e aumentar a credibilidade e efetividade do serviço.

E você sempre poderá contar com a Égide Service, trabalhando com tecnologias diversas para cada necessidade e realidade. Se tiver precisando de uma empresa parceira para o monitoramento 24 horas dos seus clientes de CFTV via fibra óptica, entre em contato! Nossos especialistas estão a postos para atendê-lo.