As Tecnologias para Segurança do Condomínio estão cada dia mais em alta no mercado, principalmente no Brasil.

Porém, para manter a segurança de um condomínio residencial dependerá muito das atitudes dos moradores e das ferramentas nele instaladas. Ambos devem funcionar lado a lado.

Neste artigo, abordaremos as principais Ferramentas e novas Tecnologias para Segurança do Condomínio.
Porém, antes de mais nada se preocupe em fazer um bom Plano de Segurança, levando em conta todas as características do empreendimento e suas vulnerabilidades. Acompanhe!

Plano de Segurança

Todo projeto bem feito é acompanhado previamente por um planejamento e um plano de ação. Assim, não seria diferente para um projeto de segurança em um condomínio residencial.

Portanto, inicialmente, verifique se o condomínio possui um Planejamento de Segurança efetivo e se ele contempla um mapeamento completo de Segurança Condominial, estabelecendo suas diretrizes de segurança, análise dos riscos e avaliação de processos que podem melhorar a segurança do condomínio.

O Planejamento de Segurança deve seguir as seguintes etapas:

  • Definição das diretrizes e políticas de Segurança: estabelece as regras, leis e penalidades que regem todo o condomínio em si.
  • Diagnóstico de Segurança: analise dos pontos fortes e fracos que podem ser melhorados como equipamentos, funcionários, procedimentos, etc.
  • Identificação dos Riscos: avaliação dos locais de risco, coletando dados para depois avaliá-los em grau, impacto e probabilidade de ocorrência.

Assim, após todo este planejamento e avaliação o Plano de Segurança pode ser elaborado.

Nele devem conter indicadores de ação para solucionar os problemas levantados pelo Planejamento de Segurança. Citamos abaixo:

  • 1Indicador Físico: impedimento físico, portarias, vigilantes, guaritas, porteiros etc.
  • 2Indicador Eletrônico: cercas, alarmes, trancas, controle de acesso eletrônico, biometria etc.
  • 3Indicador Organizacional: conscientização de segurança para com os moradores e treinamento de segurança e aperfeiçoamento dos funcionários.

Análise da Implementação e Acompanhamento

Nesta fase, devem ser observadas as necessidades da implementação, o que será feito, definir quem executará, quando, e em quanto tempo a implementação de segurança será realizada.

Por fim, deve sempre ocorrer um acompanhamento das ações realizadas de maneira que se estabeleça um padrão e sejam corrigidos erros e falhas.

Ferramentas Essenciais e Avançadas

Agora que você já sabe quais são os indicadores de ação do seu Plano de Segurança, podemos finalmente começar a implementar as ferramentas de segurança.

Dividimos as ferramentas entre as essenciais, que a maioria dos condomínios devem possuir, e as mais avançadas que aumentam ainda mais a segurança do condomínio.

Ferramentas Essenciais:

  • Câmeras de Segurança
  • Iluminação de Emergência
  • Detectores de Incêndio
  • Extintores de Incêndio
  • Cerca elétrica
  • Para-raios
  • Interfones
  • Guarita

Ferramentas Avançadas:

  • Biometria
  • Tag de Veículo
  • Central de Monitoramento e Portaria Remota
  • Interfone virtual
  • Entre outras

Dentro destas classificações, muitas ferramentas e novidades surgiram no mercado, é nosso dever saber escolher as mais eficazes para que possamos aplicar e atingir o mais alto padrão de segurança e qualidade. Acompanhe as novidades!

Câmeras de Segurança Novidades e Dicas

Câmeras de Segurança com Tecnologia ColorVu

A Hikvision lançou no mercado recentemente duas câmeras da série Turbo HD 5.0. com a tecnologia ColorVu. Por possuírem lentes de grande abertura (atingem até F1.0), com revestimento Antirreflexo de Banda Larga (BBAR) e Vidro Óptico de dispersão Extra Baixa (ED), além dos sensores de alta sensibilidade, permitem a captura de imagens cromáticas vívidas e muito bem detalhadas mesmo em ambientes escuros.

As câmeras com tecnologia ColorVu também são equipadas com luz quente suplementar, desta maneira em ambientes com extrema escassez de luz, estas podem capturar a luz da rua ou das estrelas garantindo imagens coloridas.

São indicadas para uso de vigilância em ambientes claros ou escuros que necessitam de imagens de alta resolução. Exemplos: cruzamentos de vias, ambientes industriais, ruas e ambientes escuros.

Câmeras de Segurança Externas com Wi-Fi

Câmeras de segurança com a função de wi-fi são ótimas para se ter praticidade e agilidade no acesso das imagens, já que estas podem ser acessadas em tempo real em celulares e tablets.

A Câmera de Segurança Foscam FI9828P, possuí uma resolução maior que a tradicional HD é equipada com uma lente de 1,3 megapixels, sensores de movimentação, visão noturna, proteção contra chuva e poeira, além disso possui um aplicativo, o EZlink, que permite ao usuário configurar a câmera e realizar o monitoramento via wi-fi.

Outra câmera muito utilizada em ambientes externos com o recurso Wi-fi é a D-Link DCS-7010L, esta realiza gravações em HD (720p), possui sensor de movimento, corpo de metal sólido, projetada para ambientes externos com muita e pouca iluminação. Assim, mesmo em ambientes pouco iluminados esta possui um iluminador infravermelho com alcance de 10 metros que garante captura de imagens em alta resolução. Esta também possui um sistema de configuração remoto chamado de Mydlink, onde o usuário pode ter acesso pelo computador ou Smartphone.

Agora, vamos dar algumas dicas e pontos para você analisar antes de comprar e instalar uma câmera de segurança:

  • Primeiro realize o reconhecimento do ambiente, observe a iluminação e pesquise sobre o bairro, avalie o nível de segurança e tamanho do empreendimento.
  • Certifique-se que a câmera possui o nível de qualidade que o ambiente demanda. Ninguém merece jogar dinheiro fora.
  • Verifique se a câmera possui certificado com classificação IP66 que dá garantia de resistência a fatores externos como luz, poeira, água, entre outros.
  • Facilidade do acesso às imagens.
  • Alcance da câmera.
  • Necessidade ou não de Infravermelho.
  • Compatibilidade com central de armazenamento.

Analisando e seguindo essas dicas temos certeza que você não irá errar na escolha da câmera de segurança.

Fibra Óptica adentra no Mercado de Segurança

A Fibra Óptica chegou no mercado Brasileiro há alguns anos e foi sendo implementada em diversos segmentos, como os da tecnologia da informação e comunicação. Contudo, recentemente tem sido utilizada na área de segurança.

Ano passado, a Unidade Embrapii CPQD em parceria com a empresa Alfa Sense e com o apoio do SEBRAE realizou o lançamento do novo equipamento chamado Fence Lite, é uma tecnologia mais avançada da área de segurança que permite a detecção de ameaças pelos sensores de vibração por meio da fibra óptica.

Assim, qualquer invasão faz o sistema emitir alertas em tempo real e não gera alarmes falsos, além de possibilitar conexões de sincronismo com outros sistemas de segurança como câmeras e holofotes.

Por ser muito sensível o sistema detecta qualquer tipo de movimentação e a sua instalação demanda baixo investimento e não há necessidade de grande infraestrutura de campo. Assim, esta tecnologia é ideal para cobrir todas as áreas de um condomínio e áreas de médias e grandes distâncias.

Essa tecnologia promete! E pode ser o futuro da segurança da maioria dos condomínios do país.

Assistente Virtual no Controle de Acesso dos Condomínios

Quem nunca pediu ajuda em um chatbox para uma assistente virtual? Quem nunca conversou com o Siri da Apple? Pode parecer estranho e até divertido, mas estas novas tecnologias estão, cada dia mais, empregadas em nossas vidas facilitando processos e agilizando serviços.

Isto é a chamada Inteligência Artificial e está presente dentro das nossas casas e nos ambientes em que vivemos com a chamada Internet das Coisas, também presente em sites de pesquisa, e-commerce, blogs, nos prestando assistência por meio dos chatbox e assistentes virtuais como o Siri da Apple, a Magalu do Magazine Luisa, o Google Assistense entre outros.

A última novidade do mercado foi lançada pela empresa TovTec, uma assistente virtual feminina chamada Sabrah, ela dá assistência aos condomínios comerciais e residenciais, e o mais prático de tudo é que todo processo é realizado via WhatsApp de maneira simples e objetiva.

Dessa forma, quando um visitante chega a Sabrah envia uma mensagem para o morador junto com uma foto solicitando autorização via WhatsApp.

Logo depois, o morador pode responder sim ou não, além de poder compartilhar previamente a foto do visitante e lista de convidados para que ela libere o QR Code junto a localização do condomínio.

Assim, o visitante deve validar o código no controle de acesso quando chega, do mesmo modo o porteiro também recebe uma mensagem de aviso com a foto do visitante que pode ser liberado. Sua outra função é o envio de notificações para o condômino quando chega uma encomenda no condomínio.

Muito prático, não?

Sensor Infravermelho Ativo

Não é coisa de filme não, o sensor infravermelho existe e pode melhorar muito a segurança do condomínio, além de poder substituir as cercas elétricas convencionais.

O Sensor Infravermelho Ativo IVA funciona com um transmissor, transmitindo sinais de luz infravermelha a um receptor que recebe o sinal. Esta luz é completamente invisível, qualquer coisa que se movimente ou passe entre essa linha invisível, faz com o que o sensor emita um alarme e alerte a central.

Portanto, antes de instalar um sensor infravermelho de barreira o ideal é seguir os seguintes passos:

  • Primeiro avalie o local, seu tamanho e irregularidades do terreno.
  • É aconselhável instalar em lugares planos e limpos, assim o custo será menos elevado, devido a necessidade de instalação extra de mais sensores nestes locais para cobrir devidamente o perímetro.
  • Verifique a quantidade de feixes de luz do equipamento, assim quanto mais feixes maior é a área protegida.
  • Verifique a distância de alcance especificada no manual do fabricante, em áreas grandes devem ser usados sensores de barreira com uma grande distância de alcance.
  • Não coloque a lente do receptor voltada para o sol.
  • Para o sistema funcionar deve haver a passagem de um cabo de transmissão de energia e um cabo de sinal de alarme.

Portanto, siga todas estas dicas e instale de maneira efetiva os sensores de barreira.

Ferramentas de reconhecimento cada vez mais eficientes e inovadoras

A biometria contacltes é a grande novidade, e está sendo implementada em garagens de condomínio, assim o morador não precisa ter contato com o leitor para liberar o acesso, apenas deve passar levemente a mão pelo leitor para abrir a catraca.

Outras funções também estão sendo testadas pelo mundo para serem implementadas no mercado de segurança de reconhecimento, como a leitura vascular, de íris, por DNA, e até pelo formato da orelha do morador, e a mais excêntrica de todas: reconhecimento por cheiro.

Central de Monitoramento e Portaria Remota

Nós da Égide sabemos como ninguém da importância e vantagens de segurança quando terceirizamos a Central de Monitoramento e a Portaria Remota do condomínio.

Dessa forma, sabemos que a escolha dos equipamentos e de funcionários aplicados é essencial para manter a segurança e bem-estar de todos.

Porém, também é seu dever sempre se manter por dentro do seu negócio, lembre-se o comodismo aumenta a concorrência, nem tudo que está funcionando hoje funcionará amanhã. Portanto, preste atenção nestes pontos e avalie seu negócio de maneira crítica, questionando se você constantemente realiza essas importantes perguntas para si e se você toma as decisões corretas:

  • Eu me mantenho atualizado sobre o universo da Segurança?
  • Meus funcionários são realmente qualificados para realizar o serviço que ofereço, de maneira que a segurança seja proporcionada para todos?
  • Meus equipamentos estão funcionando de maneira devida? O que deve ser trocado?
  • Minha empresa oferece um atendimento de qualidade e presta cobertura quando emergências acontecem?
  • Eu mantenho a minha equipe treinada e atualizada?

Posteriormente, avalie suas respostas. Se você respondeu “Não” para a maioria das perguntas, você deve rever todo o seu negócio. Trabalhar com segurança não é fácil, a Égide exige um alto grau de empenho e dedicação, seguimos e avaliamos sempre essas perguntas para garantir o melhor serviço prestado aos nossos clientes. Assim, siga esses pontos e cresça conosco!

Por fim, agora que vocês já sabem de todas as últimas novidades das Tecnologias para segurança do Condomínio e os pontos que você deve avaliar, temos certeza que você irá progredir no seu negócio.

Nós da Égide Central de Atendimento nos preocupamos com a sua segurança dos seus clientes. Entre na nossa página de serviços para saber mais sobre como trabalhamos.

Para saber como encaixar os serviços da Égide na sua empresa de segurança eletrônica, solicite um orçamento.